top of page

Movimentação de ferramentas e equipamentos em meio a produção. Empilhadeira ou Guindaste elétrico?


A empilhadeira sempre foi e sempre será um equipamento indispensável para a indústria, estoques, galpões, e muitas outras aplicações. Mas este equipamento foi projetado para elevar e transportar, carregar e descarregar cargas, geralmente em pallets e faz isso com muita eficiência


Mas não é raro ver o uso de empilhadeiras para todo tipo de movimentação ou elevação, usando apenas uma lança do garfo, com cintas ou cabos de aço, mas estas adaptações podem resultar em acidentes sérios.


Em algumas áreas de produção a empilhadeira não pode entrar ou por ser uma norma de segurança da empresa ou por não haver espaço de manobra entre máquinas, ter um pé direito baixo ou sem ponte rolante ou pórticos. O que fazer então?

O uso de uma Grua ou um Guindaste Elétrico é a solução perfeita e segura para estas situações, por ser um equipamento com alta capacidade de elevação em relação a distância do centro de massa da carga e ser totalmente automatizado podendo operar por rádio controle.

Com todos movimentos controlados por um sistema eletro hidráulico com válvulas proporcionais entregando movimentos de aproximação milimétricos.

Mas será que vale a pena?


Observe uma comparação entre uma empilhadeira comum com um modelo de Guindaste GRUNIVERPAL GT-CRANES.


Notamos que o centro de massa da carga está 500 mm de distância em relação a face do garfo para este modelo de equipamento para 2.500 Kg máximo. Se o centro de massa estiver a 1.200 mm a capacidade máxima passa a ser 1.100 Kg, sendo o limite máximo de trabalho.

Utilizando uma Grua ou Guindaste da GRUNIVERPAL GT-CRANES, com a mesma capacidade de carga, notamos que o centro de massa da carga máxima parte de 1.400 mm ganhando um grande espaço e capacidade de movimentação e se a carga pesar 1.100 Kg, como no caso da empilhadeira a lança estará a 2.500 mm de distancia e mais 30% de avanço a frente com a distancia de 3.600 mm e 900 Kg de capacidade de carga.

O projeto patenteado pela Italiana GRUNIVERPAL GT-CRANES, permite esta movimentação de carga com dimensões iguais ou até menores de uma empilhadeira como a citada acima.


Alguns exemplos de aplicações: Troca de molde em Injetora Plástica.


Representante autorizado GRUNIVERPAL GT-CRANES no Brasil.




Nossos sites: www.grupocomase.com

Nosso e-mail: info@grupocomase.com




7 visualizações

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page