top of page

Fixação magnética de moldes em injetoras plásticas vale a pena?

A fixação de moldes em injetoras plásticas é uma questão que deve ser bem avaliada quando se define a compra da máquina ou a prestação de serviço de injeção. Os moldes podem ser muito diferentes nas dimensões, geometria, peso e características técnicas do processo produtivo. É comum que a primeira escolha para o sistema de fixação seja os grampos, prendedores, garras mecânicas ou grampos hidráulicos.


Mas e levado em conta o sistema magnético de fixação e troca rápida de moles, conhecido também como Placas Magnéticas Eletro Permanentes (não depender da energia elétrica para se manter magnetizada)?


Quais são alguns mitos sobre o sistema de fixação magnético?



1° Se a energia elétrica acabar o molde cai? Mito ou verdade?


Mito: o sistema não é eletromagnético ou seja que depende da energia elétrica para se manter magnetizado. As placas magnéticas HVR MAG são eletro permanentes, ou seja usam a energia elétrica por 3 a 4 segundos na hora de magnetizar e desmagnetizar; durante todo tempo a placa está sem alimentação elétrica, sustentando o molde com a força de super imãs de terra rara que geram uma força de 16 Kg/cm²


2° O molde ou a máquina ficam magnetizados ou com magnetismo remanescente. Mito ou Verdade?


Mito: os círculos fresados que se observa na face de apoio da placa magnética, indica a posição de um polo magnético, estes polos trabalham em pares e se "comunicam" usado como condutor do fluxo magnético 35 mm da face da placa do molde, portanto não há dispersão do fluxo magnético, toda estrutura da máquina e outras partes do molde são totalmente Neutros. (fig.1), resultando em um fluxo fechado com rendimento de 100% de aproveitamento.


3° Aproveitando esta mesma ilustração é Mito ou Verdade?

Não existe a possibilidade da placa magnética soltar o molde ou desmagnetizar involuntariamente.


Verdade: notem que o fluxo magnético na condição magnetizada está se "comunicando" entre o polo Sul e o polo Norte de forma constante, atraído pelo polo oposto mais próximo de forma invariável ou seja, este fluxo não aumenta nem diminui por que o magnetismo é uma lei da física constante que controla tudo no universo, não existe um imã de terra rara mais ou menos magnetizado ou ele está ou não está magnetizado, Polo Norte atrai e a Polo Sul repele fechando o circuito e fixando o molde. Como podemos provar esta teoria?

O sistema solar e o campo magnético do sol e dos planetas é uma constante, tanto que se a terra se aproximasse alguns cm do sol, não haveria vida devido as temperaturas inimagináveis, ou se este campo fosse um pouco mais fraco e a terra se distanciasse tudo congelaria e também não haveria vida.


Outro exemplo bem simples são os imãs de geladeira, colocamos ali com a fixação magnética, confiamos que vão ficar ali, com telefones úteis, lembranças de viagens, fotos e outros itens que gostamos. Você já viu um deles cair depois de anos presos ali? É impossível graças ao magnetismo.


Portanto podemos ter a certeza que um sistema de fixação magnético para moldes nas injetoras plásticas como as placas magnéticas eletro permanentes HVR MAG, são projetadas para suportar o molde preso com uma força muito maior que a necessária para a exigência de trabalho, não perde magnetismo, nem desmagnetiza sozinha, sem dúvida é uma tecnologia que sempre será de ponta, nada substitui a flexibilidade, velocidade e segurança de um sistema magnético.



E então você confia em um sistema magnético para fixação dos moldes na maquina injetora?


Deseja saber mais? Comente o que achou das informações e tire suas dúvidas.


















86 visualizações

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page